segunda-feira, abril 08, 2013

Resenha: O Temor do Sábio de Patrick Rothfuss

Título: O Temor do Sábio
Série: A Crônica do Matador do Rei
Autor(a): Patrick Rothfuss
Páginas: 960
Avaliação: ★★★★★ ♥
O Temor do Sábio dá continuidade à impressionante história de Kvothe, o Arcano, o Sem-Sangue, o Matador do Rei. Quando é aconselhado a abandonar seus estudos na Universidade por um período, por causa de sua rivalidade com um membro da nobreza local, Kvothe é obrigado a tentar a vida em outras paragens. Em busca de um patrocinador para sua música, viaja mais de mil quilômetros até Vintas. Lá, é rapidamente envolvido na política da corte. Enquanto tenta cair nas graças de um nobre poderoso, Kvothe usa sua habilidade de arcanista para impedir que ele seja envenenado e libera um grupo de mercenários pela floresta, a fim de combater um bando de ladrões perigosos. Ao longo do caminho, tem um encontro fantástico com Feluriana, uma criatura encantada à qual nenhum homem jamais pôde resistir ou sobreviver – até agora. Kvothe também conhece um guerreiro ademriano que o leva a sua terra, um lugar de costumes muito diferentes, onde vai aprender a lutar como poucos. Enquanto persiste em sua busca de respostas sobre o Chandriano, o grupo de criaturas demoníacas responsável pela morte de seus pais, Kvothe percebe como a vida pode ser difícil quando um homem se torna uma lenda de seu próprio tempo.
Quem leu a minha resenha de O Nome do Vento sabe o quanto eu amei a história do Kvothe, pois bem, isso não mudou nadinha de lá pra cá. Na verdade, meu amor só aumento, afinal, agora Kvothe finalmente se mandou da Universidade e as aventuras finalmente começaram, sim, finalmente porque, sinceramente, já estava de saco cheio da vida monótona que ele levava na Universidade. 

Vou explicar melhor: depois de sofrer um bocado no primeiro livro, a vida de Kvothe finalmente começa a ficar estável, porém, tudo vai por água abaixo quando Ambrose consegue um pouco de seu sangue e, com isso, começa a usar magia para feri-lo. É claro que Ambrose não sabe que o sangue é do próprio Kvothe, mas mesmo assim ele continua e isso acaba fazendo com que nosso queridinho tenha que se proteger da melhor maneira possível, nem que para isso ele tenha que burlar algumas regras. 

Depois de conseguir ficar minimamente seguro dos ataques de Ambrose, Kvothe começa a se dedicar aos estudos e a busca por dinheiro, afinal, ele precisa pagar a taxa escolar e só o conseguirá trabalhando duro. Porém, antes que pudesse fazer os exames, um dos professores vem falar com ele e sugere que deixe a Universidade por uns tempos, alegando que as disputas entre ele e Ambrose poderão ter um tempo para esfriar se assim o fizer. Sabendo que se ficasse receberia uma taxa impossível de pagar, Kvothe parte para Vintas para conhecer seu novo mecenas, o maer Alveron. 

Feliz por ter um patrono reconhecido em todo o mundo, Kvothe não percebe que está se entranhando em um jogo perigoso, no qual ele não tem certeza de poderá sair vivo, afinal, o maer é uma figura de imenso poder e a morte de um simples cantor não chamaria muita atenção. 

Preso as vontades do maer, Kvothe lhe ajuda o máximo que pode, e isso faz com que ele se envolva em aventuras que nunca imaginou que teria, histórias que, depois, passariam a ser conhecidas no mundo todo, fazendo com que Kvothe se torne um dos heróis e vilões mais famoso que já existiu. 

Obviamente, a partir desse ponto a história começa a pegar fogo, fazendo com que o leitor relute em soltar o livro até para aliviar os olhos do esforço que às vezes é ler. No meu caso, admito que fiquei enrolando por séculos a leitura, mas, quando cheguei na parte do maer, minha leitura simplesmente decolou e quando dei por mim, já estava com o livro fechado no colo e a boca entreaberta de tão pasma que fiquei. 

De qualquer modo, posso dizer que O Temor do Sábio foi muito mais emocionante do que O Nome do Vento, sem mencionar o fato de que nele Kvothe teve a oportunidade de conhecer outras terras e culturas, sem mencionar o Chandriano, o qual adquiriu um conhecimento não muito grande, porém de alguma valia e muito mais do que poderia conseguir falando com gente do povo. 

Neste livro podemos conhecer um pouco mais da terra dos Encantados e de Ademre, sem mencionar que também podemos nos revirar com as reviravoltas que a história nos mostra em seu decorrer. 

A escrita de Patrick, como sempre, continua impecável. Sua narrativa ficou ainda melhor, se querem saber. Gostei do modo como ele passou o Kvothe para as páginas, mas creio que ainda não consigo entender algumas atitudes que o autor o fez tomar. 

Pessoalmente, fiquei admirada. E sim, estou morrendo de curiosidade para saber alguma notícia do terceiro livro, o qual não sei nada, simplesmente nada. Estou muito curiosa para saber o desfecho desta história impecável, porém, creio que isso irá demorar para acontecer. Enquanto isso, me delicio pensando no que irá acontecer em seguida, como qualquer outro fã.

A Crônica do Matador do Rei:
1) O Nome do Vento
2) O Temor do Sábio
3) ??????????????

2 comentários:

  1. Parabéns pela resenha... eu tenho muita vontade de ler "A crônica do matador do rei" tanto o primeiro quanto o segundo mais como eu me conheço, e sei que vou surta pois o último livro ainda não foi lançado... é melhor esperar um pouco.

    beijos da Mari
    http://www.amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li O nome do vento e amei, estou com O temor do sabio aqui em casa a uns dois meses já, mas o problema é tempo. Como ele é um tijolão, tenho que ter tempo pra encarar a leitura, senão me enrolo com o cronograma do blog! Tô vendo que só vou ler isso nas férias de julho! PQP

    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir